Por que o meio ambiente é importante ao trabalhador

                                                       Freepik

O tema meio ambiente é ignorado em várias empresas


Radiografia da notícia

* Este texto é o início do livro "Por que o meio ambiente é tão importante ao trabalhador" que será distribuído nas palestras sobre esse tema nas fábricas, escolas e sindicatos

Essa rotina dura muitos anos até chegar a tão sonhada aposentadoria

Nesta trajetória, alguns foram vítimas de acidentes, deixando a mutilação como triste marca

Luís Alberto Alves/Hourpress

No progresso de qualquer nação, o #trabalhador é peça importante. Sem ele, o capital não consegue existir. O #trabalhador, independente da sua profissão, é quem derrama o suor no chão de #fábrica, na cabine e no corredor do avião, nos #hospitais, no transporte público, na metalurgia, fundições, indústria #química, #farmacêutica, plataforma de #petróleo, construção civil, agronegócio, indústria de proteína animal entre outros milhares de pequenas, médias e grandes empresas.

Geralmente, a jornada dos trabalhadores inicia-se no final da madrugada, quando milhões deles levantam-se antes de o sol nascer e rapidamente começam os preparativos para mais uma jornada.

Essa rotina dura muitos anos até chegar a tão sonhada #aposentadoria, compensando as décadas de esforço, às vezes com jornadas agressivas, deixando sequelas na alma. Nesta trajetória, alguns foram vítimas de acidentes, deixando a mutilação como triste marca no seu corpo.

Infelizmente neste trajeto de vários #trabalhadores, o #meio #ambiente é relegado ao segundo plano. Diversas empresas avaliam essa questão como algo sem importância. Consideram assunto de #intelectual, de gente sem nenhum compromisso, mas de pessoas que nunca pegaram no pesado.

Formação

São #empresários que julgam o conteúdo do livro pela capa. Alguns são #radicais, a ponto de recusar qualquer conversação com #sindicalistas. Aliás, os classificam de agitadores, de #subversivos, adeptos das utopias pregadas pelos #socialistas.

Por causa do baixo nível de escolaridade de milhões de #trabalhadores, visto que muitos só conseguiram terminar o Ensino Fundamental e deixaram para trás o sonho da #faculdade, essa conversa ganha ibope na linha de #produção.

Outro problema do atual nível do Ensino Superior  brasileiro é se transformar em formação profissional, sem grande bagagem humanística. O importante é conceder o #diploma #universitário e soltá-los na arena dos leões capitalistas, onde o #lucro é a ração disputada a tapas e agressividade.

#Luís Alberto Alves, jornalista, editor do blogue #RAS (Rede Ambiental Sindical)


Cuidado! Resíduos químicos são perigosos porque podem penetrar no corpo humano

    Freepik

Médico descarta luva após realização de cirurgia

Radiografia da notícia

* O meio ambiente jamais pode ser visto como figuração, para aparecer nas mídias sociais

* A indústria química, como em outros setores da economia, gera resíduos, que dependendo da toxidade devem obedecer rigorosas normas

* Quando os resíduos químicos são inseridos de forma não adequada, eles poderão provocar reações que desequilibrarão o meio ambiente

 Luís Alberto Alves/Hourpress

Investir em prevenção  exige custo, visto que EPI (Equipamento de Proteção Individual) de má qualidade não surtirá efeito no chão de fábrica. Luva frágil logo se rompe, protetor auricular de categoria duvidosa não protegerá o funcionário do ruído, solado muito fino do calçado se desgasta rápido e vai  colocar em risco o trabalhador que circula nas áreas de risco de contaminação no interior da empresa.

O meio ambiente jamais pode ser visto como figuração, para aparecer nas mídias sociais como empresa sintonizada com as regras que estão na moda nas redes sociais. Melhor ainda é o sindicato das categorias ali presentes não sofrer represália ou censura quando agendar assembleia com os trabalhadores daquela fábrica.

A indústria química, como em outros setores da economia, gera resíduos, que dependendo da toxidade devem obedecer rigorosas normas para serem descartados. Nesta tarefa, é preciso utilizar recipientes adequados (tampa rosqueada e vedante) onde precisa ser acondicionados produtos de limpeza, remédios descartados por serviços de saúde, resíduos com materiais de laboratórios entre outros.

Ingestão

Os resíduos químicos podem ser sólidos ou líquidos. Na categoria sólida estão termômetros de mercúrio, lâmpadas, Raio-X (fixadores ou reveladores), pilhas, baterias e acumulador de carga. Para evitar reações perigosas por causa do conteúdo químico desses produtos é preciso tomar o cuidado de inserir o símbolo de risco associado, para que os responsáveis pela coleta saibam o que vão manusear no transporte.

Quando os resíduos químicos são inseridos de forma não adequada, eles poderão provocar reações que desequilibrarão o meio ambiente, causando prejuízos, além de contaminar organismos de outro ambiente através da cadeia alimentar, visto que esses poluentes correm o risco de se acumular naquele corpo, como é o caso do mercúrio, por exemplo.

Os resíduos químicos são perigosos porque podem penetrar no corpo humano e de animais através da via respiratória, pele ou por ingestão, podendo provocar doenças ou até mesmo a morte. Visto que à medida em que avança o crescimento industrial, cresce a poluição e liberação de resíduos químicos na água, ar e aterros sanitários.

Luís Alberto Alves, jornalista, editor do blogue RAS (Rede Ambiental Sindical)

 

 

Conheça os estragos que podem provocar as DTA´s

    Freepik


Radiografia da notícia

·         * É neste importante elo que entra o trabalhador, visto que ele está no chão de fábrica

·      * Profissionais da Saúde calculam que existam mais de 250 tipos diferentes dessas doenças

·    * Neste caso, os funcionários são proibidos de usar acessórios nos locais destinados à produção

Luís Alberto Alves/Hourpress

Por trás de várias doenças estão as bactérias, vírus ou parasitas. O trabalhador se depara com eles em diversos ramos de sua atividade. Nas indústrias de alimentação e bebidas o pavor de qualquer linha de produção são as DTA´s (Doenças Transmissíveis por Alimentos). Através de possíveis contaminações, as bactérias chegam até o consumidor final, por meio de agentes contaminantes.

Profissionais da Saúde calculam que existam mais de 250 tipos diferentes dessas doenças, a maioria provocada por bactérias, vírus ou outro tipo de parasita, um deles é o botulismo, que pode matar. A estratégia para evitar transmissão de DTA, é identificar os grandes agentes contaminantes na indústria de alimentação e bebidas e tomar medidas eficazes para combatê-los.

É neste importante elo que entra o trabalhador, visto que ele está no chão de fábrica e rapidamente pode detectar a presença de qualquer tipo de bactéria que esteja presente na linha de produção onde executa as suas funções.  E descobrir se algum colega adoeceu por causa deste tipo de contato.

Chão

As DTA´s aproveitam detalhes para contaminar o alimento, elas podem estar presentes em fios de cabelos, joias e acessórios como celular, carteira, calçado, roupa, pedaços de embalagem, resíduos de sujeira.

Outra ameaça é a contaminação biológica, como consequência de contaminação física, quando o objeto estiver biologicamente contaminado por micro-organismo. Para evitar este sério problema, a empresa precisa instituir no chão de fábrica ações que reduzam esses riscos.

Neste caso, os funcionários são proibidos de usar acessórios nos locais destinados à produção, manipulação dos alimentos e bebidas. Também é preciso exigir dos trabalhadores o uso de cabelos presos e toucas de proteção, determinar a substituição de louças e outras peças que estiverem lascadas ou trincadas, além de estabelecer controle garantindo que as normas sejam cumpridas à risca.

*Luís Alberto Alves, jornalista e editor do blogue  RAS (Rede Ambiental Sindical)

RedeAmbientalSindical

Retirada de lixo flutuante do Rio Pinheiros cresce 28%

    Semil Radiografia da Notícia * Em relação ao ano passado, são 837 toneladas a mais de resíduos removidos do rio em um mês; dado gera ale...

RedeAmbientalSindical