Comer na rua é prato cheio para contaminação por bactéria

    Hourpress

Comer na rua pode sair caro para a saúde do trabalhador

Radiografia da notícia

·      

Alimentos, caso sejam manipulados em locais sem higiene adequada, serão contaminados por bactérias

·      *A armazenagem de verduras e legumes frescos ou cozinhados em temperaturas não adequadas

·        Alimentos contaminados pela toxina Staphylococcus aureus causam inflamação da mucosa gastrointestinal

Luís Alberto Alves/Hourpress

O #meio #ambiente anda de mãos dadas com a #saúde pública. É comum no horário de almoço, alguns trabalhadores fazerem as suas refeições na rua. Por causa do #preço alto cobrado em bares e restaurantes, escolhem comer em barracas que funcionam nas esquinas, servindo #“quentinhas” de valor baixo. É quando o barato sai caro.

#Alimentos, caso sejam manipulados em locais sem #higiene adequada, serão contaminados por bactérias, uma delas é a famosa #Salmonella, que provoca náuseas, vômitos, dores abdominais, diarreia, dores musculares e dor de cabeça, além de febre acima de 38ºC. Ela é encontrada em #carne de galinha, vaca e porcos, quando mau cozida; #leite, ovos e queijo, ou quando guardada em temperatura muito #quente, provocando o surgimento desta #bactéria.

A armazenagem de verduras e legumes frescos ou cozinhados em temperaturas não adequadas é a porta de entrada para a #bactéria Bacillus cereus, que também provoca náuseas, diarreia, vômitos intensos e cansaço intenso, até 16 horas após o trabalhador ter feito a #refeição. A contaminação ocorre no consumo de leite não pasteurizado, carne crua.

Salada

Não fica de fora desta lista, a infecção por Escherichia coli, cuja #bactéria provoca dor abdominal intensa, sangue na urina e diarreia liquida seguida de fezes com sangue, 5 a 48 hora após o consumo do #alimento contaminado, geralmente mal cozido, como #carne mal passada ou salada preparada com falta de higiene.

Alimentos contaminados pela toxina Staphylococcus aureus causam inflamação da mucosa gastrointestinal e provoca sintomas, poucas horas aós o consumo do #alimento, como #vômitos, diarreia e #náuseas. Ela pode ser encontrada em presunto e salsichas, pois são alimentos com grande quantidade sódio, que ajuda na proliferação dessa #bactéria neste tipo de alimento. Quem gosta de comer “churrasquinho” assado nas ruas, é sério candidato a este tipo de bactéria.

Outra #bactéria que provoca estrago no organismo humano é Toxoplasma gondii. O primeiro sinal que ela provoca é #febre, dor muscular, cansaço excessivo, #dor de cabeça e dor de garganta. É a doença chamada de Toxoplasmose. A contaminação ocorre quando o trabalhador come carne crua, mal cozida ou suja com essa bactéria. Para não perder o dia de trabalho, o aconselhável é procurar ajuda médica rapidamente, quando passar a sentir que não esteja bem.

#Luís Alberto Alves, jornalista, editor do blogue #RAS (Rede Ambiental Sindical)

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

RedeAmbientalSindical

Retirada de lixo flutuante do Rio Pinheiros cresce 28%

    Semil Radiografia da Notícia * Em relação ao ano passado, são 837 toneladas a mais de resíduos removidos do rio em um mês; dado gera ale...

RedeAmbientalSindical